09/05/2012

O Espinho na Carne e o Sacrifício de Louvor





Sobre Lanna Holder


Vi no CQC a matéria com as “pastoras evangélicas” Lanna Holder e sua companheira. Também li alguns comentários sobre o caso. Muitos condenam, muitos apoiam, muitos preferem não julgar. Mas o que seria “julgar”?

Em Lucas 6:37, está escrito: “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Podemos considerar o verbo Julgar em mais de um sentido: o de decidir como juiz, como árbitro, ou apenas de “avaliar, emitir opinião”. Neste caso, sou livre pela própria Blíblia, que em 1 Coríntios 6:2-3 me diz: “(...) Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?”.

Muitas pessoas questionam que quando Lanna Holder era casada, missionária, pentecostal, pregando em igrejas pelo Brasil afora, ninguém duvidava que o poder de Deus se manifestava em suas pregações. Sendo assim, se ela já era homossexual nessa época, por que agora que ela resolveu assumir sua condição, o poder de Deus se retiraria dela?

Em 2 Coríntios 12:7-10, Paulo diz:

 “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

Várias são as conjecturas do que seria o espinho na carne de Paulo, pois em nenhum local da Bíblia ele é especificado. Uns falam sobre doença, outros falam que seria alguma tentação à qual era lutava para resistir, outros falam de acusações da sua antiga condição de fariseu, enfim. Para mim, “espinho na carne” é tudo aquilo com o qual temos que lutar para nos aproximarmos de Deus; é tudo aquilo que prejudica nossa comunhão com o Espírito Santo, que dificulta nossa caminhada, nosso trabalho na obra de Deus, que tenta impedir que nos tornemos tudo aquilo para o qual fomos criados.


A Palavra de Deus nos ensina:

“Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados*, nem os sodomitas*, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Coríntios 6:10-12)

Algumas pessoas dizem que homossexuais já nascem homossexuais. Talvez. Mas a grande maioria é fruto de condições espirituais ou culturais. Hoje parece que a homossexualidade é um vírus que se espalha no ar! Tem homens, principalmente adolescentes, que a gente não consegue identificar o que é!

A cultura hoje é que você precisa experimentar. Ser hetero é cafona! Ter experiências homossexuais é ser descolado; ser hetero é ser retrógrado. Hoje, homossexualidade é, sobretudo, cultural.

Mesmo aqueles que já nasceram assim, como Lanna Holder afirma sobre si mesma, devem oferecer seus corpos como sacrifícios vivos de louvor, submetendo seu corpo, seus desejos, sua vontade, à vontade de Deus. Como disse Jesus: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23). “Tome cada dia a sua cruz e siga-me”!

Todos nós temos um (ou alguns) espinho na carne com o qual precisamos lutar diariamente. Algumas pessoas vão lutar a vida inteira contra os vícios do álcool, das drogas; outras contra a atração que sentem por pornografia, por prostituição (no sentido de ter vários parceiros (as)); alguns precisam lutar contra a preguiça que os paralisa, contra a depressão que os enterra um pouquinho a cada dia, contra a rebeldia inerente à sua personalidade. Incontáveis são as possibilidades de “espinhos”, e cada um deve buscar em Deus a força que precisa que vencê-los todos os dias.

Dominar este espinho é um verdadeiro ato de sacrifício de louvor: 

Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13:15).

Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.” (Salmos 50:23)

Quando Jesus diz: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” (Mateus 9:13), é exatamente sobre isso que Ele está falando: “Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:16-17)

Imagina se Deus não usasse pecadores em sua obra? Não haveria obra, pois todos somos pecadores! Mas o que torna o pecador, o ímpio, diferente daqueles pecadores que foram lavados e remidos no sangue do Cordeiro é exatamente essa disposição em lutar contra a nossa carne para nos tornarmos conformes à imagem de Deus.

Romanos 3:23 diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”. Mas pela morte do nosso Senhor Jesus na cruz, “(...) Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai (Apocalipse 1:5-6)”, nós estamos livres para negar toda obra da carne, e assim nos tornarmos dignos da vida eterna com nosso Salvador.

Lanna Holder tem ciência de que seu comportamento vai contra os ensinamentos de Deus. Uma coisa é ela assumir seu pecado, outra é querer convencer as pessoas de que isso não é pecado e, pior, incentivar outras pessoas a se conduzirem da mesma forma!

Ao criar uma “igreja” que pregue que homossexualidade não é pecado, ela está não só indo para o inferno, como levando outras pessoas com ela!
Sua postura deveria ser de negar-se a si mesma, aos seus desejos, convivendo com eles e submetendo-o à Graça do Pai.

Não teremos tudo aquilo que pedimos ao Pai. Se ela não foi liberta desse desejo homossexual, é porque Deus vai usar esse espinho para lapidar sua fé, seu caráter cristão, sua dependência da Graça de Deus!  Assim como Paulo, que pediu a Deus três vezes que o livrasse, e não obteve sua cura, mas a resposta de Deus foi : “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”, também assim Lanna Holder deveria entender. Deus não quis libertá-la disso, pois é essa fraqueza que Ele vai usar para torná-la forte!

Buscar entendimento e conhecimento na Bíblia, pedindo a Deus discernimento sobre sua palavra, pode mudar toda uma história de vida. Como disse Paulo: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Que a Graça a Paz do nosso Senhor Jesus esteja sobre todos nós, em dias tão difíceis, e que a voz de Deus fale melhor a cada coração.


*As palavras efeminado e sodomita apresentadas no texto de 1 Co. 6.9 são uma expressa condenação do Senhor sobre duas formas diferentes de praticar o mesmo pecado.

A PRIMEIRA se traduz corriqueiramente pó Efeminado. ‘Malakos’, do grego mole, macio, suave e efeminado, era usada para se referir aos homens que eram passivos nas relações sexuais com outros homens. A idéia de suave, mole e etc, era pelo fato de esses homens terem a atitude usual da mulher na relação sexual com outros homens. Nos nossos dias a melhor tradução para esse termo seria “homossexuais passivos”, esses não herdarão o reino dos céus.

A SEGUNDA se traduz por sodomita. ‘Arsevókoitês’, do grego sodomita, pederasta, homossexual. Esse termo é a junção de duas outras palavras gregas: ‘Arse’, que quer dizer macho; e, ‘koitê’, que quer dizer leito nupcial, relação sexual, coito. Seria aquele que faz sexo com outro homem, ou ainda, aquele que é ativo na relação homossexual. Em outras palavras é o “homossexual ativo”, esses, também, não herdarão o reino dos céus.
Isso significa, que tanto aquele que é ATIVO quanto o que é PASSIVO estão pecando e sendo, assim, indignos do reino dos céus. 

Fonte do significado de efeminado e sodomita:

Nenhum comentário:

Postar um comentário